Vendo a necessidade de se organizar e não apenas RECLAMAR, alguns jovens de Búzios se organizaram a partir de um Coletivo para discutir Política Pública de/para/com a Juventude (PPJ), nesse contexto várias foram os debates e inúmeras as demandas levantadas, porém, não podemos apenas discutir, temos que agir. E seguindo esse lema, "menos teoria e mais prática", dar-se início ao diálogo com Executivo, primeiramente afim de discutir a realização da 1º Conferência de Juventude, cujo qual abriu caminho a participação Búzios em defesa da interiorização das PPJ e o Direito a Participação na II Conferência Nacional de Juventude em Brasilia, feito nunca antes obtido por Búzios.
Aprendemos muita coisa no processo de Conferência, inclusive como funciona a aplicação das políticas públicas e como o jovem se organiza nos diversos lugares do país. Aprendemos também para que serve a organização partidária e qual a sua função nesse contexto; um partido serve para discutir as demandas de grupos da sociedade, esses grupos se reúnem em um partido, com ideais e propostas do de governo que represante o POVO, esse grupo elege representantes, esses representantes são indicados a Prefeito, Vereador, Governador, Presidente e são escolhidos pela população para defender um esse ideais e comandar a máquina administrativa, solucionando os problemas da população.
Dessa forma viu-se a necessidade de fazer parte de um partido, para que suas demandas fossem discutidas e levadas aos seus representantes, porém, poucos são os partidos que existem na cidade com Executiva própria e legitimamente constituída e que não viva de comissão provisória. Um partido de verdade que realmente possa defender as bandeiras da Juventude de esquerda, como ela é. Em nosso cenário, realmente o PDT é um dos poucos partidos com Expressão e que tem como seus movimentos de base a Juventude Socialista com seus 31 anos de atuação no Brasil.
Nunca antes houve jovens tão atuante, que levasse o nome de Búzios a Brasilia para discutir em processo de Conferência Nacional PPJ. Podemos nos orgulhar de ter participado do processo de discussão e democracia do Movimento Estudantil Brasileiro se fazendo presente no histórico 69º CONUBES, ano passado. Pela primeira vez reuniu representantes de segmentos de/para jovens com o Prefeito para entregar propostas e cobrar postura com relação as Políticas Públicas.
Agora, Juventude Pelega (traduzindo para a galera que ainda não sabe: puxa-saco, capacho, traidora, bajuladora, baba ovo, traíra ou dedo-duro) como se referiu o "Sr. Luiz Gomes ou Luiz do PT, quero dizer PSOL", acreditamos que esse sinônimo não cabe para uma Juventude de Búzios que começa a trabalhar, que começa a se mostrar atuante na política, que quer propor e fazer a diferença!
Acreditamos que este tipo de atuação não merece ser consideradas "Pelegas", pois nos diga Sr. Luiz, qual juventude em Búzios levantou a discussão sobre os problemas da Juventude como a ampliação do auxílio universitário, o retorno do ônibus universitário, a necessidade de se ter um pré-vestibular e pré-IFF, a necessidade de incentivo a cultura, a ampliação e acesso e as condições para as práticas desportivas dos jovens, a necessidade de incentivo e apoio para manutenção e atuação dos Grêmios, a necessidade de criação de programas que permitam o incentivo ao 1º emprego levando em documento para que o Prefeito assinasse compromisso? Qual Juventude levantou as discussões ambientais e as levou para a Rio+20, ou que participou de discussões no Movimento Estudantil Brasileiro?
Acham pouco? Pois, se chegam para criticar o que estamos fazendo, chegaram tarde, pois deveria ter chegado antes para nos ajudar a fazer, pois começamos quando ninguém queria começar!!
Acreditamos sinceramente que se queremos algo, temos que correr atras! Ficar de braços cruzados reclamando não adianta muito, porém, fazer as coisas sem pensar pode nos trazer prejuízos. Por isso a Juventude Socialista de Búzios está na política, não apenas para discutir os fatos e sim fazer a diferença, por isso tomamos partido, por isso nos organizamos, por isso militamos e por esse ideal servimos e lutamos, somos Juventude Socialista de Esquerda e Trabalhista!
Somos JS/PDT, pra fazer acontecer!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário