A Juventude Socialista de Búzios (JS/PDT), em parceria com o Coletivo BúziosJovem, está articulando com a coligação Reconstruindo Búzios, cujo qual o PDT faz parte, para que seus candidatos a Prefeito Mirinho Braga (PDT) e Vice-Prefeito Alexandre Martins (PMDB) e os candidatos a Vereador que fazem parte da Coligação, a assinarem o Pacto Pela Juventude.
O Pacto é promovido pelo Conselho Nacional de Juventude, para que os governos federal, estadual e municipal se comprometam com as Políticas Públicas de/para/com a Juventude em suas ações e programas, aos candidatos a prefeito e vereador@, para que incorporem em suas plataformas eleitorais as demandas da juventude brasileira.
Seguindo a "Onda Jovem" encadeada pelo Conselho Nacional de Juventude, onde na 1ª Edição do Pacto, nas eleições municipais de 2008, teve como objetivo reforçar os parâmetros e diretrizes da Política Nacional de Juventude, além de manter e divulgar o debate em torno das resoluções da 1ª Conferencia Nacional de Juventude, que mobilizou mais de 400 mil participantes, em todo o Brasil. Nas eleições gerais de 2010, a 2ª Edição do Pacto teve como objetivo a construção conjunta de uma agenda pública de juventude, de modo a garantir os direitos dos cerca de 50 milhões de brasileiros e brasileiras com idade entre 15 e 29 anos.
Foram realizadas mais de 300 atividades nessas duas edições. Como resultado, o Conselho Nacional de Juventude concluiu que o Pacto colaborou para a inclusão da juventude brasileira na Constituição Federal, com a Emenda 65, a institucionalização da Política Nacional de Juventude, através da criação de órgãos e conselhos, aprovação de planos estaduais e municipais, além da tramitação dos marcos legais, tais como o Estatuto da Juventude e o Plano Nacional de Juventude.
Esse debate, e as conquistas dele consequentes, representaram também uma resposta ao fenômeno da “Onda Jovem”, que caracterizou um período, entre 2000 e 2011, em que atingimos um pico no número de jovens em proporção às demais faixas etárias, chegando a um quarto da população brasileira. Esse “bônus demográfico” significou uma janela de oportunidades para o Brasil, que viveu a mais baixa taxa de dependência na população ativa da sua história, que, aliado à estabilidade política e econômica, foram elementos que contribuíram para a configuração de um cenário ainda mais favorável para o desenvolvimento.
Ao mesmo tempo, esse cenário trouxe desafios para o nosso país, traduzidos em dados preocupantes em relação à situação dos jovens brasileiros. 6,5 milhões de jovens não estuda, nem trabalha (PNAD 2006) e quase metade dos desempregados é jovem (IBGE, 2007). Além disso, 32,8% dos jovens entre 18 a 24 anos abandonaram a escola sem concluir a educação básica e apenas 12% frequentam o ensino superior
(IBGE 2009). Em 2006, do total de mortes de jovens do sexo masculino, 77% foram por causas externas, principalmente fruto de homicídios.
Tal situação traz a necessidade imediata de promover a emancipação da atual geração, por meio da consolidação das políticas de juventude como políticas de Estado e isso só será possível com a corresponsabilização dos três entes federados.
A JS/PDT, aliada com o Coletivo BúziosJovem, traz a Búzios no sentido de compromissar os políticos esclarecendo a sociedade sobre as Políticas Públicas para Juventude e a necessidade de fornecer as condições básicas para inclusão social, oferecendo mais oportunidades e incentivos as práticas esportivas, condições e o acesso a cultural, incentivos a formação técnica e profissional, pré-vestibular e incentivos a permanência no ensino superior, incentivos ao primeiro emprego, incentivos a existência e permanência dos Grêmios Estudantis como forma de exercício da cidadania. Essas são algumas das propostas da JS/PDT e do Coletivo BúziosJovem, onde enxergamos que a criação das Políticas Públicas para Juventude no Município é o primeiro passo para que possamos ter o desenvolvimento esperado para Búzios.
O Pacto pela Juventude é uma forma de garantir ao jovem o comprometimento público dos políticos com o segmento, fazendo com que o município entre em consonância com a Política Nacional de Juventude aplicada pelos governos federal e estadual, ligando-as e trazendo-as ao nosso Município.
Conheça o Pacto pela Juventude no link http://www.juventude.gov.br/conjuve/documentos/pacto-pela-juventude
A JS/PDT de Búzios se coloca a disposição para que você e seu candidato entendam melhor sobre o Pacto Pela Juventude e como assinar esse compromisso, seja a mudança que você espera para nossa cidade, faça parte desse Pacto!
Gostei :D'
ResponderExcluirTem que divulgar isso companheira! Compartilhe nas redes essa informação!!
ResponderExcluir